A gamificação na formação tem-se destacado como uma estratégia eficaz para impulsionar a aquisição de novas competências e fortalecer o envolvimento das equipas. A aplicação de elementos lúdicos pode transformar processos de aprendizagem e alinhar as equipas com os objetivos da organização. Aqui estão cinco medidas, do e-book Sinema, para implementar a gamificação com sucesso:
1 - Mecanismos de Recompensa para estimular a Dopamina, através de recompensas imediatas, como pontos, medalhas ou certificados virtuais - VER E-BOOK COM EXEMPLOS PRÁTICOS.
2 - Comportamento Orientado para Objetivos e Impulso Competitivo, através da definição de metas claras e desafios, podendo ser diários, semanais ou mensais.
3 - Feedback Imediato com avaliações instantâneas do desempenho dos participantes.
4 - Aprendizagem Social e Colaboração com fóruns de discussão e desafios colaborativos. (E-BOOK COM EXEMPLOS PRÁTICOS)
5 - Autonomia e Controlo no Processo de Aprendizagem, facultando aos colaboradores a possibilidade de escolherem cada jornada de aprendizagem, permitindo avançarem ao seu próprio ritmo.