Ajuda

Abaixo pode consultar as perguntas mais frequentes na utilização no nosso website.

Ao pré-inscrever-se para um curso, o utilizador não assume qualquer compromissoconnosco. A SINEMA é que assume compromissos com o inscrito. Quando a SINEMA reúne número suficiente de inscritos|as para poder realizar um determinado curso, notifica os inscritos por email e/ou por SMS (mensagem escrita para telemóvel), da data aprazada para o início do curso. Após receber essa informação, o|a inscrito|a poderá vir ao nosso website para aí confirmar a sua inscrição no curso, ou seja, para manifestar o seu interesse em frequentar o curso nas datas agendadas.

Resumindo: - A inscrição garante ao|à inscrito|a que será sempre informado|a das datas de início dos cursos em que se inscreveu.

Quando a SINEMA agenda a realização de um curso, com data de início e cronograma, notifica os pré-inscritos nesse curso por email e/ou SMS para virem ao nosso website verificar o calendário do curso (cronograma) e para confirmarem o seu interesse na frequência do mesmo, nas datas aprazadas. Confirmar a inscrição é assim a comunicação do|a inscrito|a a SINEMA de que mantém o interesse em frequentar um determinado curso. A partir da confirmação da inscrição o|a inscrito|a passa a ser considerado candidato para frequentar esse curso em concreto. Decorrido o período de tempo durante o qual foi possível confirmar inscrições, a SINEMA irá efetuar a seleção dos candidatos que irão efetivamente participar nesse curso em concreto.

Todos os candidatos|as selecionados|as serão notificados por email e/ou SMS da decisão da SINEMA. Os|As candidatos|as que não forem selecionados para determinado curso manterão a sua condição de pré-inscritos para o referido curso, pelo que serão notificados do agendamento de nova ação desse mesmo curso para que possam novamente confirmar as suas intenções. Esta diferenciação entre pré-inscrição e confirmação de inscrição deve-se ao lapso de tempo que pode decorrer entre a manifestação de interesse (pré-inscrição) e a data da realização do curso. Muitas vezes esse lapso de tempo pode modificar as condições de elegibilidade do|a formando|a ou pode alterar o seu interesse do|a formando|a, etc.

A única forma que a SINEMA tem de avaliar a elegibilidade e fidedignidade de alguns inscritos/as é através do preenchimento dos dados pessoais indicados como obrigatórios.

A SINEMA contacta os|as inscritos|as preferencialmente por email e/ou SMS (mensagem escrita para telemóvel), razão pela qual é indispensável o fornecimento de um número de telemóvel para receção das SMS.

O seu registo como utilizador permite-lhe aceder a informação de uso exclusivo de utilizadores como sejam inquéritos, notícias, etc. Só os utilizadores poderão inscrever-se em cursos de formação. Só os utilizadores estarão incluídos na mailing list e, por isso, só estes receberão informação sobre os seus cursos de interesse.
Sim. Na sua área privada, após fazer o login, poderá alterar a sua password.

Saiba tudo sobre a proteção da privacidade e dos dados pessoais dos nossos clientes e utilizadores. A proteção da privacidade e dos dados pessoais constitui um compromisso fundamental da SINEMA para com os seus clientes e utilizadores. A SINEMA aconselha e convida à consulta destas páginas dedicadas à privacidade e à proteção dos dados pessoais e as Condições Gerais de Utilização do website da SINEMA disponibilizadas em http://formacao.sinema.pt/condicoes.asp.

Consulte nos links em baixo toda a informação relativa à proteção de dados pessoais, que entraram em vigor no dia 25 de maio de 2018.

Nesta Política pretende-se dar a conhecer aos Clientes/Utilizadores as regras gerais de tratamento de dados pessoais, os quais são recolhidos e tratados no estrito respeito e cumprimento do disposto na legislação de proteção de dados pessoais em vigor em cada momento, nomeadamente o Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016.

A SINEMA respeita as melhores práticas no domínio da segurança e da proteção dos dados pessoais, tendo para o efeito tomado as medidas técnicas e organizativas necessárias por forma a cumprir o RGPD e garantir que o tratamento dos dados pessoais é lícito, leal, transparente e limitado às finalidades autorizadas.

A SINEMA está empenhada na proteção e confidencialidade dos dados pessoais, tendo adotado as medidas que considera adequadas para assegurar a exatidão, integridade e confidencialidade dos dados pessoais, bem como, todos os demais direitos que assistem aos respetivos titulares.

As regras previstas nesta Política de Proteção de Dados complementam as disposições, em matéria de proteção e tratamento de dados pessoais, previstas nos contratos que os Clientes/Utilizadores celebram com a SINEMA, assim como, as regras previstas nos termos e condições que regulam a nossa oferta formativa e os seus diversos serviços e que se encontram devidamente publicitadas no respetivo website.

Esta Política de Proteção de Dados aplica-se exclusivamente à recolha e tratamento de dados pessoais relativamente aos quais a SINEMA é responsável pelo respetivo tratamento, no âmbito dos serviços e produtos disponibilizados aos seus Clientes/Utilizadores e em todas as situações em que ocorra um tratamento de dados pessoais pela SINEMA, nomeadamente, através das ações de intervenção social e apoio ao desenvolvimento.

Dados Pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e em qualquer suporte (ex.º som ou imagem), relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável. É considerada identificável a pessoa que possa ser identificada direta ou indiretamente por ex.º através do nome, do n.º de identificação, de um dado de localização, de um identificador eletrónico ou outros elementos que permitam chegar à identificação dessa pessoa singular.

O Cliente ou Utilizador, pessoa singular, a quem os dados dizem respeito e que usufruiu dos serviços da SINEMA. O Cliente será a pessoa que celebra o contrato com a SINEMA ou com um parceiro da SINEMA e o Utilizador é a pessoa que utiliza os serviços da SINEMA ou de um dos parceiros da SINEMA, mas que pode não corresponder ao Cliente.

Por exemplo: - A SINEMA celebra um contrato com uma empresa para ministrar um curso de formação aos seus trabalhadores. Os Utilizadores serão os trabalhadores dessa empresa;

A este propósito a SINEMA informa que protege igualmente os dados pessoais e respeita os direitos dos clientes e dos utilizadores.

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

O responsável pela recolha e tratamento dos seus dados pessoais é a SINEMA e que nesse âmbito decide quais os dados recolhidos, meios de tratamento e finalidades para que os dados são usados.

Para este efeito, caso o titular dos dados pessoais necessite de entrar em contacto com o responsável pelo tratamento de dados, poderá fazê-lo através dos meios e contactos abaixo indicados:

  • Através da Área de Cliente
  • Através do endereço electrónico formacao@sinema.pt.
  • Através de comunicação escrita dirigida ao responsável pelo tratamento, para a SINEMA.

A SINEMA possui um Encarregado da Proteção de Dados (Data Protection Officer ou DPO), que:

  1. Monitoriza a conformidade do tratamento de dados com as normas aplicáveis;
  2. É um ponto de contacto com o cliente ou utilizador para esclarecimento de questões relativas ao tratamento dos seus dados pela SINEMA;
  3. Coopera com a autoridade de controlo;
  4. Presta informação e aconselha o responsável pelo tratamento ou o subcontratante sobre as suas obrigações no âmbito da privacidade e proteção de dados.

A SINEMA, no âmbito das atividades que desenvolve, procede ao tratamento dos dados pessoais necessários à prestação de serviços e/ou fornecimento de produtos, bem como, ao nível da intervenção social, tratando dados como o nome, a morada, o número de telefone e o endereço de correio eletrónico, conforme informação mais detalhada disponibilizada aos titulares de dados pessoais.

Sem prejuízo do cumprimento das normas legais relativas à conservação e transmissão de dados para fins de investigação, deteção, repressão de crimes graves, bem como de outros tratamentos a que se encontre legalmente obrigada, os dados de identificação, localização geográfica, perfil do Cliente/Utilizadores serão tratados pela SINEMA, na medida em que são necessários para a respetiva prestação dos serviços. Desta forma, com base na localização, perfil (pré-inscrições, inscrições e/ou histórico de inscrições), o Cliente/Utilizador terá acesso, nomeadamente, a funcionalidades específicas dos serviços, a sugestões de conteúdos e a serviços informativos de proximidade.

Os dados pessoais, de tráfego, localização geográfica e perfil são igualmente tratados, para fins de marketing ou divulgação de ofertas de cursos de formação e serviços da SINEMA, caso o respetivo titular o tenha autorizado.

Caso exista consentimento prévio do Cliente/Utilizador, este poderá ser retirado a qualquer momento, sem que, contudo, a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado seja comprometida.

A SINEMA recolhe os seus dados pessoais, nomeadamente através de via telefónica, por escrito, através do seu website e através da área de Cliente, garantindo, sempre que necessário, o prévio consentimento do titular dos dados pessoais.

Alguns dados pessoais são indispensáveis à execução do contrato e, em caso de falta ou insuficiência dos mesmos, a SINEMA não poderá disponibilizar o serviço em causa.

Caso o titular dos dados pessoais não seja Cliente/Utilizador da SINEMA, os respetivos dados pessoais apenas serão tratados quando são disponibilizados, designadamente através da subscrição do envio de newsletters, caso em que se aplicarão as regras desta Política de Proteção de Dados.

Os dados pessoais recolhidos podem ser tratados informaticamente e de forma automatizada ou não automatizada, garantindo em todos os casos o estrito cumprimento da legislação de proteção de dados pessoais, sendo armazenados em bases de dados específicas, criadas para o efeito e, em situação alguma, os dados recolhidos serão utilizados para outra finalidade que não seja aquela para a qual foram recolhidos ou dado o consentimento por parte do titular dos dados.

Os dados pessoais fornecidos pelo utilizador ou gerados pela utilização de um serviço fornecido pela SINEMA serão processados e armazenados informaticamente, destinando-se a ser utilizados para: marketing e vendas, gestão de cliente e prestação de serviço, gestão contabilística, fiscal e administrativa, gestão de contencioso, deteção de fraude, proteção de receita e auditoria, gestão de rede e sistemas e cumprimento de obrigações legais.

O período de tempo durante o qual os dados pessoais são armazenados e conservados varia de acordo com a finalidade para a qual a informação é tratada ou, consoante o que for aplicável, até que exerça o seu direito de oposição, direito a ser esquecido ou retire o consentimento. ​

Efetivamente, existem requisitos legais que obrigam a conservar os dados por um período de tempo mínimo. Assim, e sempre que não exista uma exigência legal específica, os dados serão armazenados e conservados apenas pelo período mínimo necessário para a prossecução das finalidades que motivaram a sua recolha ou o seu posterior tratamento, nos termos definidos na lei.

Enquanto titulares dos dados pessoais, é garantido aos Clientes/Utilizadores, a qualquer momento, o direito de acesso, retificação, atualização, limitação e apagamento dos seus dados pessoais (salvo quanto aos dados que são indispensáveis à prestação dos serviços pela SINEMA devidamente identificados no Formulário como sendo de fornecimento obrigatório ou ao cumprimento de obrigações legais a que o responsável pelo tratamento esteja sujeito), o direito de oposição à utilização dos mesmos para fins comerciais pela SINEMA e à retirada do consentimento, sem que tal comprometa a licitude do tratamento efetuado ao abrigo desse consentimento, bem como o direito à portabilidade dos dados.

É garantido ao Cliente o direito de acesso, retificação, oposição, apagamento, limitação e portabilidade dos seus dados pessoais. O exercício dos direitos pode ser solicitado através de carta enviada para SINEMA ou do endereço electrónico formacao@sinema.pt.

A SINEMA envidará todos os esforços razoáveis para que seja possível ao Utilizador alterar os seus dados através do próprio website da SINEMA mediante digitação do nome do utilizador e código de acesso, sem que no entanto se comprometa a disponibilizar tal forma de alteração a qualquer momento.

A SINEMA pode promover ações de divulgação junto dos seus Clientes/Utilizadores, de novos cursos, ações de formação ou serviços, nomeadamente através de telefone, e-mail, SMS ou qualquer outro serviço de comunicações eletrónicas, caso o titular dos dados pessoais tenha dado o respetivo consentimento.

Caso o titular de dados pessoais não pretenda continuar a rececionar estas comunicações pode, a qualquer momento, retirar o seu consentimento à utilização dos seus dados para fins de marketing.

Sem prejuízo de poder apresentar reclamações diretamente a SINEMA, através dos contactos disponibilizados para o efeito, o Cliente/Utilizador pode reclamar diretamente para a Autoridade de Controlo utilizando os contactos disponibilizados por esta entidade para o efeito.

A SINEMA assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho que a SINEMA revela na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais do Cliente/ Utilizador em nome e por conta da SINEMA, estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados (nomeadamente, a proteção da privacidade e dos dados pessoais dos Clientes/ Utilizadores).

A SINEMA, no âmbito da sua atividade, poderá recorrer a terceiros para a prestação de determinados serviços. Por vezes, a prestação destes serviços implica o acesso, por estas entidades, a dados pessoais dos Clientes/Utilizadores. Quando tal sucede, a SINEMA toma as medidas adequadas, de forma a assegurar que as entidades que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, o que fica devidamente consagrado e acautelado entre a SINEMA e a(s) terceira(s) entidade(s).

Assim, qualquer entidade subcontratada pela SINEMA tratará os dados pessoais dos nossos Clientes/Utilizadores, em nome e por conta da SINEMA e adotando medidas técnicas e organizacionais necessárias de forma a proteger os dados pessoais contra a destruição, acidental ou ilícita, a perda acidental, a alteração, a difusão ou o acesso não autorizado e contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Em qualquer dos casos, a SINEMA permanece responsável pelos dados pessoais que lhe sejam disponibilizados.